Como tirar sua empresa da UTI

Manter o corpo saudável, com alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos, é uma importante forma de prevenir doenças. Da mesma forma, cuidar do caixa, planejar com responsabilidade e antecipar-se ao mercado são maneiras de manter sadias as empresas. Assim como na vida, o mundo dos negócios é recheados de riscos, e manter-se em equilíbrio é um desafio diário. Por isso, nossos consultores resumiram cinco dicas práticas para evitar o colapso e tirar sua empresa da UTI:




1. Ligue o alerta aos primeiros sinais: ficar atento ao dia a dia do negócio e, principalmente, ao caixa, é um método eficaz de antecipar eventuais problemas e desgastes. Queda nos resultados, piora na situação financeira, descumprimento de metas, comprometimento econômico e deterioração do ambiente de trabalho são alguns dos sinais que as empresas emitem e que merecem atenção especial do gestor. Ligue a luz vermelha aos primeiros sinais, sempre.


2. Procure assessoria especializada: profissionais com conhecimento em gestão de crise empresarial são, muitas vezes, a solução mais eficaz para evitar o colapso e, consequentemente, manter viva a empresa. Buscar uma consultoria externa é o caminho adequado para prevenir e mesmo tratar a “doença”.


3. Inicie o processo de auditoria interna: olhar para dentro do negócio é um dos primeiros passos para sair da crise. Diagnosticar e identificar eventuais problemas de gestão, analisar os fluxos, os processos internos e os contratos, avaliar a estratégia e o cumprimento de metas e aferir os resultados financeiros são algumas medidas que devem ser tomadas quando se promove uma auditoria.


4. Corrija práticas inadequadas de gestão: é muito comum que gestores identifiquem eventuais problemas na administração dos negócios apenas quando a empresa perdeu o rumo. Por isso, o acompanhamento diário e a frequente aplicação de correções é fundamental para evitar a morte empresarial. Ajustar a direção é ainda mais importante quando o empreendimento está na UTI.


5. Defina estratégias para gerar valor: definir – ou mesmo redefinir – estratégias, com planejamento e metas bem estabelecidas, é imprescindível para antecipar-se a problemas e evitar crises. É o caminho mais eficaz para uma empresa voltar a gerar valor.

Ficou em dúvida sobre algum desses pontos? Entre em contato com o nosso escritório e saiba mais sobre como podemos ajudar a tirar sua empresa da UTI – e voltar deixá-la saudável.



Ficou em dúvida sobre algum desses pontos? Entre em contato com o nosso escritório e saiba mais sobre como podemos ajudar a tirar sua empresa da UTI – e voltar deixá-la saudável.

VOLTAR
  • Facebook
  • Telegram