foto_capa.png

     REVITALIZAÇÃO DE EMPRESAS    

O QUE É?

A revitalização de empresas é a recomposição do ciclo de vida, para rentabilizar, profissionalizar e perenizar, retomando a capacidade de gerar valor, reconectando a organização ao mercado.

ESTRUTURAR A GOVERNANÇA
RESOLVER PROBLEMAS URGENTES
RENOVAR A CULTURA
DIAGNOSTICAR

Empresas têm biografia própria. Nascem, da reunião das vontades dos sócios, tem existência separada e, como realidade autônoma, podem desparecer. Logo, passam por um ciclo de vida, que compreende o nascimento, o crescimento, a maturidade e o declínio. 

O declínio ocorre quando a organização deixa de antecipar, reconhecer, evitar, neutralizar ou se adaptar às pressões internas ou externas que ameaçam sua sobrevivência no longo prazo.  

As principais causas são erros operacionais e estratégicos que passam por incapacidade de reagir às mudanças, retração ou perda de participação em mercado, redução do valor dos ativos, diminuição dos lucros ou queda na avaliação da companhia.

Quanto antes houver a intervenção, mais precisa e cirúrgica ela será e melhores serão os resultados.

Carpenters at Work
Tecido Rolls Fábrica
Gado em Pasto
BE-site-foto3.png

ESTRUTURAR A GOVERNANÇA CORPORATIVA

A governança corporativa é o sistema segundo o qual as empresas são dirigidas, administradas e controladas. É o pressuposto segundo o qual concebemos a nossa forma de trabalhar. Está ancorada em princípios e serve para garantir a sedimentação do legado do processo de revitalização.

Disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse.

Transparência

Prestar contas de modo claro e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos.

Accountability

Tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas, levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses, expectativas.

Equidade

Zelar pela viabilidade econômico financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e operações e aumentar as positivas.

Responsabilidade Corporativa

Papel importante é atribuído aos agentes da governança, cotistas e executivos, cujo compromisso é zelar pelo funcionamento do sistema, evitando que práticas desconformes criem riscos que ameacem a continuidade do negócio. 

A governança corporativa atua como um poderoso instrumento para lidar com a sucessão, evitar fraudes e solucionar conflitos.

Cabe a qualquer porte de negócio, porque sua estruturação progride segundo graus de maturidade. 

A revitalização só faz sentido se cumprir o papel de trazer vida ao negócio. Equivale a dizer que uma nova cultura será a chave para não repetir os erros do passado e criar resiliência, ou evoluir para a antifragilidade.

EVIDENCIAR OS RISCOS QUE 

AMEAÇAM A CONTINUIDADE

COMPROMETER-SE COM

A CONFORMIDADE

Quando o foco é a continuidade, torna-se imprescindível estruturar uma compreensão da empresa a partir do apontamento de riscos. Crises são recorrentes na biografia empresarial e antecipar-se a elas passa por dar visibilidade às ameaças (e às oportunidades) que se apresentam no percurso dos negócios.

Nesse sentido, nosso diagnóstico procura lançar luz às vulnerabilidades do cliente, para que, numa lógica crescente de amadurecimento e definição de prioridades, seja possível prevenir intercorrências que possam levar à perda de valor e ao desparecimento.

Renovar pressupõe patrocinar o autocuidado e, tal qual a saúde pessoal, estar um passo à frente é primordial. Nosso projetos resgatam, dia a dia, o compromisso com a prevenção ao decesso.  

Optar por caminhos tortuosos para obter resultados rápidos é um grande equívoco. Uma cultura de cumprimento de normas precisa ser entendida como ativo na empresa. Os sócios são investidores, titulares do capital social, e devem proteger seu patrimônio (investimento) seguindo regras.

 

Defender ativos construindo estruturas societárias (tais como sociedades patrimoniais, por exemplo) é apenas parte da solução. Evitar passivos ocultos é tão ou mais importante, e isso se obtém num ambiente ético e de conformidade.

Implantar ou reforçar essa mentalidade é uma de nossas preocupações permanentes. Confiança do mercado e reputação são ativos imateriais que não tem preço e têm toda nossa atenção.

NOSSOS PRESSUPOSTOS

NOSSO JEITO DE FAZER

Atuar por projeto, com começo, meio e fim, é um de nossos diferenciais. Para isso acontecer, a estratégia de revitalização da empresa deve ser construída caso a caso, a partir de um amplo diagnóstico. 

 

Nele, o plano de negócios é revisado, estruturando-se um planejamento sequenciado de atuação,  modulado em fases, encadeadas segundo a prioridade definida com o cliente, que participa na co-construção do escopo. O caminho passa por: 

A ordem de prioridades ou o faseamento de cada trabalho depende do que se constata em termos de necessidade de revitalização da empresa. Quanto mais cedo o plano de negócios é revisado, menor tende a ser a complexidade e, portanto, a energia necessária para reoxigenar. Entender as fases é relevante para perceber a flexibilidade do nosso método de trabalho. 

Reestruturação de Dívidas Tributárias

Reperfilamento das obrigações com as fazendas, através de transação, parcelamento ou outra forma legal vigente

Reestruturação de Endividamento Cível

Renegociação do endividamento junto a bancos, fornecedores e outros credores, por meio de novações pontuais, recuperação extrajudicial ou judicial

Atração de Novos Recursos

Captação de dinheiro novo para revitalização operacional, na rede de parceiros

Governança Tributária

Releitura das rotinas fiscais, buscando a construção de um planejamento tributário para gerar eficiência, melhorando a incidência de tributos e retomando créditos.

Gestão Trabalhista

Alinhamento da conformidade na gestão de pessoas, para evitar passivos, através de amplo diagnóstico dos contratos. Atuação e gestão de reclamatórias e defesas trabalhistas.

Revisão Estratégica

Retomada dos fundamentos do negócio com aplicação das ferramentas de estruturação da estratégia (BSC, Canvas, swot, 5w2h, etc.)

Revitalização Operacional

Análise dos processos internos para geração de eficiência, aplicando ferramentas amplamente adotas no mercado.

Planejamento Societário e da Continuidade

Construção das estruturas que dirigem, administram e controlam empresas e negócios, atuando para sua continuidade, por meio de holdings, patrimonais, joint ventures ou outras formas que façam sentido no projeto.

Retomada de Marketing

Reorientação para adaptar a empresa aos novos desafios do mercado, aplicando ferramentas para contrução de um planejamento.

Programa de Gestão de Compliance

Mapeamento das normas aplicáveis à atividade empresarial, criação do código de ética e dos sistemas de gerenciamento e controle de conformidade.

Programa de Compliance de Privacidade de Dados

Criação de um sistema de diagnóstico, adequação e monitoramento da adequação à Lei Geral de Proteção de Dados. Clique aqui e saiba mais.

QUAL MEIO LEGAL PODE SER USADO?

Meios legais disponíveis para reestruturação do endividamento cível

Por vezes, a renegociação de dívidas com credores precisa ir além dos contatos individuais.

Quando é necessário, os instrumentos da Lei 11.101/2005 são pensados para uma escala de gravidade de crise.  Isso significa que quanto mais vulnerável estiver a empresa, maior deverá ser a interferência judicial. As possibilidades legais sãos recuperação extrajudicial, recuperação judicial e falência.

O vetor para escolha dos instrumentos disponíveis é a crise financeira, ao lado da reputacional. O “plano A” sempre é a recuperação extrajudicial. Na Biolchi Empresarial trabalhamos com o conceito de revitalização da empresas, o que significa antecipar a aplicação dos corretos meios legais, para obter melhores resultados.

Recuperação Extrajudicial
Recuperação Judicial
Falência

NOSSOS DIFERENCIAIS

REVISÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS
 
Diagnóstico completo para identificar oportunidades
CAPTAÇÃO DE RECURSOS
Rede de fornecedores parceiros de crédito
GESTÃO COMPARTILHADA (HANDS ON)
 
Atuação ombreada com a empresa, com equipe in house
VISÃO 360
Profissionais de várias áreas, construindo juntos o plano de revitalização

GESTÃO COMPARTILHADA

foto_gestãocompartilhada.png

Muito embora atuemos na forma de consultoria ou assessoria em questões pontuais, a melhor forma de conduzir o trabalho de revitalização é através da gestão compartilhada.

Nossa equipe vai além e estará ombreada com os gestores da organização para fazer acontecer o projeto que foi desenhado.

Lado a lado, dia a dia e por prazo determinado. Entrar e sair com data certa. Isso nos dá a liberdade para ter um único compromisso: a continuidade do negócio.

CONTEÚDO

foto_final.png

"[...] the best adapted individuals, supposing that there is any variability in favourable direction, will tend to propagate their kind in larger numbers than the less well adapted."

Charles Robert Darwin (1809–1882). 

Origin of Species. The Harvard Classics.  1909–14. IV. Natural Selection; or the Survival of the Fittest Natural Selection: Its Power Compared with  Man’s Selection

VOLTAR
  • Facebook
  • Telegram